Rio +20
Trabalho referente à disciplina Teoria do Desenvolvimento Sócio Econômico do 7º semestre do Curso de Economia da Universidade FMU
Introdução
A Rio +20 é na verdade a conferencia das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável e é assim denominada, pois marca os 20 anos da realização deste conferencia, iniciada na Eco-92, com continuidade em Joanesburgo 2002. Seu objetivo é contribuir nas próximas décadas com a renovação dos compromissos políticos com o desenvolvimento sustentável através da avaliação do desempenho e falhas nas decisões tomadas anteriormente e o tratamento de novos temas.
Durante à Rio +20, líderes mundiais, cientistas, ativistas ambientais, participantes de governos, setor privado, ONGs e outros grupos, se reúnem para debater como será possível reduzir a pobreza, promover a igualdade social e assegurar a proteção do meio ambiente com um planeta cada vez mais lotado.
Rio +20
O elevado consumo mundial tem causado mudanças climáticas e geográficas. Estima-se que em 2050 poderá haver uma população de classe média com mais de 9 bilhões de pessoas no mundo. Naturalmente, diminuindo se a faixa de pobreza, as pessoas passaram a consumir mais. Assegurar que essas pessoas possam consumir produtos industrializados, sem que se esgotem os recursos naturais é um dos debates principais dessa convenção, debatendo a revisão do mandato de PNUMA e o estudo da possível criação de uma agência reguladora mundial, nos moldes de uma OMC, por exemplo (proposta Europeia que o Brasil acha não resolver os dilemas atuais).
Os principais temas abordados esse ano serão “Economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e “A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”.
Os dois temas foram aprovados em assembleia geral das nações unidas de forma consensual entre os 193 países que integram a ONU.
A “Economia Verde” visa à aplicação de politicas e