rim funções e meridianos
CURSO: FISIOTERAPIA BL V
ANA RAQUEL CARDOSO DO NASCIMENTO
ARTHUR MADYSON DA SILVA SOUSA
MARIANA RODRIGUES COELHO E RIBEIRO
THYARA MARIA STANLEY VIEIRA LIMA
VANESSA DA SILVA SOUSA
RIM
TERESINA
2014
1-DEFINIÇÃO E FUNÇÕES DO RIM (DENTRO DA MEDICINA OCIDENTAL)
Os rins são dois órgãos (um par), com forma similar a 2 feijões, localizados na parte de trás do abdômen, que são a força motriz do sistema urinário, um dos 5 sistemas excretores do ser humano: pulmões, fígado, pele, intestinos e rins.
Na Medicina Ocidental, a função fisiológica dos nossos rins se refere à regulação do metabolismo da água no nosso organismo. Eles filtram todos os nossos líquidos corporais, proporcionando o que se chama de equilíbrio hidroeletrolítico. Funcionando como filtros altamente seletivos são responsáveis por limpar o sangue das impurezas do corpo. Caso não funcionem corretamente, as impurezas se acumulam e a pessoa ficará intoxicada pela uréia e demais substâncias tóxicas que seu próprio metabolismo produziu (endógenas) ou que a pessoa internalizou (exógenas) como remédio, drogas ou agrotóxicos.
Mas, além da sua função vital de eliminar substâncias tóxicas, os rins também desempenham muitas outras funções. E, devido ao fato de passar pelo sistema renal todos os líquidos corporais, seu bom ou mau desempenho pode afetar, sem exceção, todos os demais órgãos e sistemas do organismo.
As principais funções do sistema renal são: Filtrar todos os líquidos corporais com a produção da urina para exercer sua função principal que é de desintoxicação e excreção; Eliminar substâncias tóxicas endógenas oriundas do metabolismo, como por exemplo, a uréia e a creatinina; Eliminar substâncias exógenas como medicações, antibióticos, aditivos químicos e drogas; Manter o equilíbrio de eletrólitos no corpo humano, tais como sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo,