Ricardo Araújo Pereira
“As novas crónicas da boca do Inferno” é um conjunto de crónicas, todas da autoria de Ricardo Araújo Pereira. Crónicas essas que não fogem à comédia típica do cronista, repletas de ironia. O autor fala de tudo um pouco. Desde políticos portugueses como José Sócrates, Mário Lino, Santana Lopes ou Alberto João Jardim, ou políticos estrangeiros como Barack Obama (ao qual se compara, dizendo que ambos têm “o mesmo aspeto encantador de argelino submetido”) ou Hilarry Clinton (à qual também se compara, afirmando que fica parecido com a ex-Secretária de Estado dos Estados Unidos da América quando não faz o bigode) até algumas figuras do futebol português como Cristiano Ronaldo, José Mourinho ou Jorge Nuno Pinto da Costa.
Passando claro também pela análise de alguns casos insólitos na nossa sociedade como o caso Freeport, os incêndios e cheias no verão e no inverno, respetivamente, às constantes críticas à ASAE, às subidas do preço do gasóleo, até às confusões geradas pelas greves dos camionistas, por exemplo. Ricardo Araújo Pereira referiu também alguns tipos de pessoas nas suas crónicas, como aquelas pessoas que utilizam a expressão “no meu tempo não era nada assim”, ou também as pessoas que só são patriotas quando joga a seleção
“Tanta malta nos centros comerciais, mas que maçada, cáfilas de gente carregada de sacos, e tal. Trata -se de uma crítica pertinente. O consumismo acéfalo dos outros é repugnante, sobretudo na medida em que me impede de praticar o meu.”
“