RH POLITICAS 1BIM
439 palavras
2 páginas
RECURSOS HUMANOS – POLITICASAdm de RH ou Gestao de Pessoal – GP: É uma área interdisciplinar, envolvendo necessariamente conceitos de: psicologia industrial e organizacional; sociologia organizacional; direito do trabalho; medicina do trabalho; engenharia industrial, segurança, sistema de informação, cibernética.
ARH/GP: tem caráter multivariado
Organograma: quadro geométrico representativo de uma organização; indica os arranjos e as interrelações das unidades constitutivas da empresa; define as hierarquias de cargo.
Estrutura organizacional: distribuição dos cargos no contexto de um organograma representativo de uma empresa.
ARH/GP responsabilidade de linha e função de staff - O sucesso do órgão de RH/GP depende de ser considerado pelos chefes de linha com uma fonte de ajuda. Tal assessoria (apoio) deve ser procurada e jamais imposta. O órgão de RH não transmite ordens aos membros de linha da organização (de outros setores) exceto aos do seu próprio departamento. A responsabilidade por resultados setoriais pertence a cada chefe de setor e não ao gestor de Rh.
ARH/GP processo ou sistema
Processo – entende-se a necessidade de cumprir determinados passos, objetivando-se uma execução com eficiência e eficácia de cada parte.
Sistema – não basta somente o cumprimento desses passos, é preciso que exista e seja mantida uma correlação interdependente entre as partes integrantes (subsistemas).
Entender a ARH/GP como um processo ou sistema – tanto faz, o importante é que as partes estejam intimamente correlacionadas e interdependentes. Observando – que qualquer alteração ocorrida com uma das partes, influenciara o procedimento das outras, gerando necessidades de ajustamento e acomodação.
Processos e ou Subsistemas de ARH/GP
Denominação: Chiavenato 89/2007 – Suprimento/Provisão; Aplicação; Manutenção/Recompensar; Desenvolvimento; Controle/Monitoração.
Deve-se cumprir a seqüência de um PROCESSO, mas funcionar como um SISTEMA.
Todos esses processos e ou subsistemas