Rfid
Laurence Smanhotto Tomaz Curso de Redes e Segurança de Informação Pontifícia Universidade Católica do Paraná Curitiba, novembro de 2009
Resumo
Neste trabalho científico, estarei explicando sobre RFID(Radio-Frequency IDentification) em português Identificação por Rádio Frequência. É um recurso tecnológico no qual a maioria dos setores de TI em 2009 vêm explorando cada vez mais. Foram debatidas diversas visões sobre a aplicação desta tecnologia em diversos segmentos de mercado que estão citados a seguir alguns dos mais importantes. Abordarei vários aspectos sobre RFID como, o que significa RFID, histórico, utilização dos seus recursos, segurança, futuro da tecnologia RFID e conclusão. 1 Meios de aplicações.
RFID (Radio-Frequency IDentification) em português Identificação por Rádio Freqüência.A diversas aplicações para esta tecnologia no mercado, tais como: Área de logística Hospitalar Controle de acesso Segurança Varejo Controle de eventos Controle de transfusão sangüínea Ajuda para locomoção de cegos Rastreamento de animais e de cargas Aplicação de RFID em aeroportos Passaportes Autenticidade de produtos Controle de temperatura Entretenimento Prevenção de perdas Meio-ambiente (desmatamento e controle de coleta de lixo)
Enfim, em diversas áreas, uma vez que seu uso é ilimitado se tornando um grande instrumento para autenticação, deixando ainda menor a chance de falhas e brechas de segurança.
2
História
Vem dos sistemas de radares empregados na Segunda Guerra Mundial. Os combatentes utilizavam radares que foram descobertos em 1937 por Sir Robert Alexander Watson-Watt, um físico escocês para avisar com antecedência a chegada de aviões mesmo bem distantes, esse foi basicamente considerado o primeiro sistema passivo de RFID. Estudos na tecnologia de radares e de RF (Radio Frequency) continuaram através das décadas. Cientistas e acadêmicos do mundo fazem pesquisas explicando como a