rfid
Atualmente muito se fala sobre o emprego da tecnologia RFID (Radio Frequency Identification), seja para aplicações em identificação de produtos, controle de processos, logística, segurança, etc. O emprego de RFID nada mais é que trazer para as organizações informações de forma rápida, precisa e fomentando seus Gestores, muitas vezes em tempo real, de dados para a tomada de decisões importantes para a operação. Resumindo, Identificação com inteligência embarcada.
Nos últimos anos, tal tecnologia deixou de ser algo dos filmes de ficção e passou a fazer parte de nosso cotidiano. Seu emprego nos últimos tempos é a bola da vez em algumas organizações, onde se observa grandes ganhos com a sua aplicação, por exemplo velocidade nas operações logísticas, eliminação de erros humanos em coletas de dados, segurança patrimonial, etc.
Mas como iniciar? A seguir algumas perguntas que devem ser respondidas para decisão da adoção da tecnologia de RFID em sua operação:
● Por onde começo avaliar a aderência da tecnologia nos produtos e processos da minha organização?
● Qual a melhor forma de empregar RFID nos produtos e processos da empresa?
● Qual a estimativa de investimento inicial para adoção da tecnologia?
● Quais são os equipamentos e insumos mais aderentes à minha operação?
● Quais são os melhores processos para iniciar a adoção da tecnologia RFID?
● Minha empresa hoje me oferece uma boa condição para implementar soluções baseadas na tecnologia RFID? Minha infraestrutura é também aderente a nova tecnologia?
● Quais são as estimativas de custo para o desenvolvimento de software ou middleware?
Fato que para responder essas perguntas, muitas Organizações atualmente não dispõe em seu quadro funcional de Profissionais qualificados para iniciar o estudo de viabilidade para a adoção da Tecnologia de RFID.
O fator critico de