Revolução russa
Antecedentes.
A Rússia nesse momento estava envolvida na primeira guerra mundial1914-1918 mas ela tinha problemas muitos mais graves dentro de sua própria nação uma população que só trabalhava e morria de fome e a Rússia querendo resolver os problemas do mundo?a população se rebela ,nesse momento em pleno século XX
Guerra contra o Japão 1904.
A guerra Russo-japonesa foi provocada pela intenção de conquista da Coréia e da Manchúria por parte dos russos e dos japoneses. Após o Tratado de Shimonoseki, os russos obrigaram os japoneses a restituir Porto Arthur, as tropas russas ocuparam o território e se expandiram pela Manchúria.
Fome no campo.
A fome russa de 1921, também conhecido como fome Povolzhye, que começou no início da primavera daquele ano, e durou até 1922, foi uma grande fome que ocorreu na Rússia bolchevique. A fome, que matou um número estimado de seis milhões, afetando principalmente a região do Volga-Ural
Industrialização tardia.
Industrialização tardia: é característica das nações periféricas que se industrializaram muito tempo depois da Primeira Revolução.
Domingo sangrento.
Foi um massacre que aconteceu em 22 de janeiro de 1905 na cidade de São Petersburgo, no Império Russo, onde manifestantes pacíficos marcharam até o Palácio de Inverno para apresentar uma petição ao Czar Nicolau II e foram baleados pela Guarda Imperial.
União soviética.
União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ou simplesmente União Soviética, foi um Estado socialista localizado na Eurásia que existiu entre 1922 e 1991, numa tentativa de implementar o comunismo em larga escala por Vladimir Lênin, até ao colapso da União Soviética em 1991, quando o seu governo centralizado foi dissolvido.
Revolução Russa de 1917.
Foi um período de conflitos, iniciados em 1917, que derrubou a autocracia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin. Recém-industrializada e sofrendo com a Primeira Guerra Mundial.
Partido menchevique bolchevique.
Os mencheviques