Revolução Russa
1.1 Canudos
A: Período
A guerra ocorreu entre os anos 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil
B: Líder
O líder da guerra de canudos foi o Antônio Conselheiro.
C: Local
O local onde ocorreu a guerra foi no interior da Bahia, Canudos, em uma região cercada por morros e à beira do rio Vaza-Barris.
D: Grupos sociais em conflito
Envolvidos: de um lado os habitantes do Arraial de Canudos (jagunços, sertanejos pobres e miseráveis, fanáticos religiosos) liderados pelo beato Antônio Conselheiro. Do outro lado as tropas do governo da Bahia com apoio de militares enviados pelo governo federal.
E: Antecedentes
Com a chegada de Antônio Conselheiro em 1893, Canudos passou a crescer muito, em poucos anos chegando a contar por volta de 25 000 mil habitantes. A região, historicamente caracterizada por latifúndios improdutivos, secas cíclicas e desemprego crônico, passava por uma grave crise econômica e social. Os habitantes do sertão milhares de sertanejos e ex-escravos partiram para Canudos.
F: Objetivos Buscar melhores condições de vida, já que eram vítimas da opressão imposta pelos grandes fazendeiros;
Acabar com as diferenças sociais e também com os pecados republicanos, entre estes, estavam o casamento civil e a cobrança de impostos.
G: Características
A guerra de Canudos foi fruto de uma série de fatores como a grave crise econômica e social na época, caracterizada pela presença de latifúndios improdutivos, situação essa agravada pela ocorrência de secas, de desempregos; pela crença numa salvação milagrosa que pouparia os humildes habitantes do sertão dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social.
H: Ações
A Guerra de Canudos contou com a participação de aproximadamente 12 mil soldados de diferentes estados do Brasil, divididos em quatro expedições. Na quarta incursão, no ano de 1897, houve incêndios de arraiais e mortes de diversas pessoas. Estima-se que morreram ao