Revolução russa 12
Duas Fases
Revolução Russa de 1917 foi uma serie de eventos políticos na Rússia, quando eliminaram autocracia russa e depois o Governo Provisório (Tataks), se resultou no estabelecimento do poder soviético sobre o poder dos bolcheviques. Daí se deu a criação da União Soviética foi o primeiro país socialista no mundo que durou ate 1991.
A revolução se da em duas fases: • A Revolução de Fevereiro (março de 1917, pelo calendário ocidental), que derrubou a autocracia do Czar Nicolau II da Rússia, o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal. • A Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolcheviques, liderado por Lênin, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético.
Na Revolução de Março (27 de fevereiro no antigo calendário russo) o czar foi derrubado. Instaurou-se um governo provisório comandando pela burguesia russa, classe social mais bem organizada no momento. Foi abolida a censura à imprensa e a pena de morte aos que praticassem crimes políticos. Todos os partidos tiveram direito de manifestação. Porém, em julho, o governo provisório, então liderado por Lvov, tentou reprimir manifestações bolcheviques e acabou caindo. Seu substituto foi Alexander Kerenski.
Já na Revolução de Novembro Lênin, que havia retornado à Rússia em abril, aproveitou para organizar a sua tomada do poder. Apoiado por Trotsky, Lênin dizia que o governo provisório era um instrumento de dominação da burguesia. E na noite de 6 para 7 de novembro de 1917 as forças bolcheviques, constituídas por soldados e operárias armados tomaram o poder. Lênin logo tirou a Rússia da guerra através da assinatura do tratado de Brest-Litóvski. Além disso, Lênin rapidamente eliminou os latifúndios, decretou o controle operário sobre as fábricas, declarou o monopólio estatal do sistema financeiro, do sistema de crédito e das exportações. Estava formado o