Revolução indutrial: resumo do filme "tempos modernos "
O filme "Tempos Modernos" mostra a forma como os trabalhadores são tratados pela burguesia. Os trabalhadores exerciam sua função por horas nas fábricas, sem tempo para descansar ou reclamar do trabalho. Essa longa jornada de trabalho não era valorizada da sua devida forma, pois havia mão de obra barata e desqualificada. (Social)
Tempos Modernos critica essa mão de obra barata e desqualificada constatando, que a industrialização nas fábricas causava desemprego. Além disso, a falta de conhecimento dos própios trabalhadores provocava alienação nos mesmos. Dessa forma, os trabalhadores, por muito tempo não reivindicavam e nem lutavam por seus direitos. (Político) Outra crítica de Chaplin é o sistema que ficou conhecido como "Fordismo ou Taylorismo", idealizado por Frederick Taylor e aplicado, pioneiramente por Ford em suas fábricas, e retratado e satirizado por ele em várias cenas do filme em questão(como na cena em que ele fica parafusando as coisas, mesmo sem ser no emprego). Chega a "parafusar" os botões do vestido de uma senhora e a cena antológica em que ele é "engolido" pelas encrenagens da fábrica.
A segunda parte do filme trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado, alimenta todo conforto e diversão para a burguesia. Cenas como a que Carlitos e a menina órfã conversam no jardim de uma casa, ou aquela em que Carlitos e sua namorada encontram-se numa loja de