revolução farropilnha

611 palavras 3 páginas
Revolução Farroupilha: o RS já foi independente do Brasil?
Comentários
797
A. Notícia

No dia 20 de setembro os gaúchos comemoram a Revolução Farroupilha
Foto: Ilustração: Diego Medina/Terra

1. Reduzir
2. Normal
3. Aumentar
Imprimir
De 11 de setembro de 1836 a 1º de março de 1845, o Rio Grande do Sul chamou-se República Rio-Grandense e considerava-se independente do governo brasileiro. Em meio à Revolução Farroupilha (ou Guerra dos Farrapos), o movimento contestatório que lutava, sobretudo, por impostos e taxas alfandegárias menores, uma parcela de seus combatentes que defendia a separação do Estado (na época província) do restante do império ganhou força.
Teste seus conhecimentos sobre a Revolução Farroupilha
Entre os farroupilhas existiam muitas divergências e apenas uma minoria queria, de fato, a independência. Contudo, em um momento específico, motivados por vitórias em batalhas importantes e buscando revidar a repressão violenta que tiveram da monarquia brasileira no início, o grupo mais radical se fortaleceu e General Neto proclamou a república.
O professor de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Luciano Abreu, explica que, em comum, monarquistas e republicanos tinham apenas os ideais federativos (ligados à autonomia política da província) e a questão econômica. Por isso, a dificuldade em consolidar a república (obter reconhecimento) e construir uma unidade política.
A ideia de separação foi decorrente da insatisfação do poder centralizador em relação às reivindicações econômicas e políticas. Porém, mesmo com a proclamação, a monarquia continuava tendo aliados no sul do País. "A separação da província e a sua proclamação como estado republicano não foram reconhecidas pelo governo de Portugal. O Uruguai começou um processo de reconhecimento, mas ele não foi concluído. Na prática, esta foi uma república rebelde, na qual apenas a República Rio-Grandense se considerava independente", pontua Fabrício

Relacionados