Revolução Chinesa - Questionário
“A Revolução trouxe muitas mudanças para a China, sociais, econômicas tanto quanto culturais. Foi um processo de crescimento exuberante. Foi o marco da luta dos chineses para o desenvolvimento”.
1) Quais foram as mudanças econômicas, políticas e sociais que vieram com a República;
A república trouxe muitas mudanças uma delas foi à transição da qual participou a dinastia Qin no século III a.C. que passou de sistema escravista para o feudal, no século XIX, transformaram-se em um movimento nacionalista republicano e a partir de 1919, tornaram-se um poderoso movimento nacional e democrático. Após a República, em 1911, a China permaneceu em mosaico de regiões dominadas por senhores de guerra. A partir de 1921, a Revolução chinesa passou a contar com uma nova força política, o partido Comunista da China (PCC) que vinha representar a classe dos operários. Em 1923, o Dr. Sun-Yat-Sen, iniciou um movimento para a reformulação dos Três Princípios do Povo - que haviam alarmado juntamente com a fundação no Partido Nacional do Povo, que a burguesia nacional chinesa estaria a frente da Revolução – Assim, eles foram reformulados para as Três Grandes Políticas do Povo (cooperação com os comunistas, cooperação com a URSS e atenção aos operários e camponeses).
2) A posição dos comunistas e nacionalistas entre 1911 e 1949;
Houve tentativas de aproximação e após, um intenso confronto entre os comunistas e nacionalistas. Tudo começou quando os comunistas (PCC) ingressaram no Guomindang (nacionalistas) para juntos tentarem derrotar os senhores de guerra do norte e instaurar o poder revolucionário no território nacional. No Guomindang, além da burguesia nacional, participavam os latifundiários e militaristas do sul, e a chamada burguesia burocrática. Todos apoiavam a guerra entre os militaristas do norte, mas não aceitavam os movimentos e revoltas impostas, por isso quando o Dr. Sun-Yat-Sen morreu estes setores assumiram o poder e procuraram resolver a sua maneira os