revoluçao agricola
Os rios do Crescente Fértil foram de fundamental importância para o crescimento e desenvolvimento dessas civilizações ocasionando assim a REVOLUÇAO AGRICOLA
Pois a agricultura era praticada às margens destes rios, estes também serviam como vias de transporte de mercadorias, fonte de alimentos (peixes) e fornecimento de água para o consumo humano e animal, contribuindo para a fixação dos grupos humanos em determinadas regiões, ou seja, para a sedentarização do homem.
Diante disso começaram a surgir problemas nos terrenos baixos perto dos rios como grandes planícies inundadas , gerando a necessidade de grandes obras publica para secar e irrigar a terra, e proteger as aldeias, produzir o DESENVOLVIMENTO SOCIAL e a organização da economia, surgindo assim o ESTADO onde a sociedade foi dividida em várias camadas, sendo que o faraó era a autoridade máxima, chegando a ser considerado um deus na Terra. Sacerdotes, militares, exercito de artesãos especializados é escribas(responsáveis pela escrita) também ganharam destaques e eram sustentados pelo trabalho e impostos pagos por camponeses, artesãos e pequenos comerciantes.
Os escravos também compunham a sociedade egípcia e, geralmente, eram pessoas capturadas em guerras. Trabalhavam muito e nada recebiam por seu trabalho, apenas água e comida.
Os egípcios além de crer em deuses também acreditavam numa vida após a morte e achavam que essa vida era mais importante do que a que viviam no presente. Os monumentos mais expressivos da arte egípcia são os TÚMULOS E OS TEMPLOS, sendo eles as pirâmides que eram túmulos destinados aos faraós, as mastabas que