revolucao dos bichos
O livro em questão relata a história dos animais da Granja Solar e como eles se rebelaram contra o dono da granja, Sr. Jones. Os animais conviviam normalmente entre si, até que um dia o velho porco, chamado Major, combinou de encontrar os animais no celeiro depois que Jones se retirasse, para lhes contar um sonho. Assim discorreu sobre o sonho que tinha, de que os animais poderiam se livrar da dominação humana, podendo aproveitar o trabalho que produziam, para o próprio bem e conforto e viver em igualdade uns para com os outros. Trazendo assim, uma mensagem de revolução que deveria ser passada adiante para que as futuras gerações também prosseguissem na luta para a vitória, que viria no tempo oportuno. “Não está, pois, claro como água, camaradas, que todos os males da nossa existência têm origem na tirania dos seres humanos? Basta que nos livremos do Homem para que o produto de nosso trabalho seja somente nosso. Praticamente, da noite para o dia, poderíamos nos tornar ricos e livres.”
A revolução veio mais cedo do que se esperava. O Sr. Jones já havia sido um bom patrão, mas agora andava relaxado. Desde que perdera uma ação na justiça, dera para beber e já não prestava tanta atenção aos animais, que estavam sendo mal cuidados pelos peões. Até que, depois de deixar os animais por um longo período de tempo sem comer, eles invadiram o deposito de comida e quando Jones tentou contê-los com seus homens, eles se indignaram e se puseram contra os homens, que fugiram amedrontados. E assim, de uma hora para outra, os animais tomaram a Granja.
A Granja passou a se chamar Granja dos Bichos e o porco Bola-de-Neve foi quem passou a administra-la. Ele seguia os princípios do Animalismo, segundo as instruções do agora já falecido Major, nos seus sete mandamentos, onde consideravam que todos os animais eram iguais e tinham