Revolucao dos bichos
“Assim, quem acrescentar à opinião verdadeira de um ser a diferença que o distingue dos demais, terá conhecimento do que antes ele tinha apenas opinião. Logo, a opinião verdadeira de qualquer coisa diz respeito às diferenças”. Sócrates
1. Desenvolva uma interpretação sobre o pensamento acima e finalize com um exemplo sobre o nosso cotidiano.
Entendemos sobre essa reflexa que não seres humanos para ter uma opinião verdadeira e buscar conhecimento e não só acreditar no que é nos dito, o exemplo são as informações pela TV, rádio, revistas de fofocas, precisa saber se é verdade, se aconteceu mesmo, como aconteceu, por que, quando, hora, local e etc. Exemplo: O colega (1) comenta com o colega (2) que a faculdade não tem nenhum benefício por nunca ter ido buscado informação sobre o assunto, chega o colega (3) que ouviu o comentário e da sua opinião verdadeira, informando que a faculdade tem benefícios sim e passa o site para o colega (1) que não sabia e passa, a saber, e buscou conhecimento sobre o assunto sua opinião passou a ser uma opinião verdadeira.
2. A partir desse pensamento socrático, explicite a utilização de conhecimento, de opinião e de verdade.
Ele passa que seres buscando conhecimento, busca a verdade e dessa verdade vem a opinião verdadeira, que pode ser opiniões diferentes, porem com o mesmo foco.
3. Escolha um discurso, um texto de jornal ou revista, ou alguma matéria de TV e analise seu poder de sofismar e o que é verdade ou não.
4. Defina a essência através de Sócrates.
Ele define que a essência e buscar conhecimento verdadeiro das coisas ate chegarmos à verdade, e a verdade é algo que devemos saber o porquê! Pois alguém pode perguntar sobre algo e venha entender que responder de uma forma que venham a entender e compreender o sentido e a verdade.
5. Pesquisar e elaborar um diálogo utilizando a ironia e a maiêutica socrática. Tema livre.
Utilizando-se do texto “o conhecimento”, responda filosoficamente