Revolu O Federalista
Equipe: Maria Alice n°20
Maria Kaline n°21
Maria Lorena n°22
Lindcy Carvalho n°
Prof : Josy Maciel
3° Enfermagem
Introducão
A Revolução
Federalista aconteceu no Rio Grande do Sul, seu início deu-se no ano de 1893 e perdurou até 1895, envolvendo os mais importantes grupos políticos .
-
A
facção dos federalistas resguardava o sistema parlamentar de governo e exigia a análise das constituições estaduais com o objetivo de as retificar, caso necessário, antevendo a possível concentração política e a fortificação do Brasil como União Federativa.
-
No
dia 17 de junho de 1892 Castilho foi proclamado presidente daquele estado. Os federalistas não aceitaram e reagiram, colocando na rua cerca de seiscentos homens, sob a liderança de Gumercindo
Saraiva, os quais venceram os soldados que se encontravam sob as ordens do coronel Pedroso de
Oliveira. Várias outras batalhas ocorreram, sendo as mais conhecidas as da Lagoa Branca e a Restinga da Jarraca, culminando na vitória dos maragatos e no poder absoluto sobre a fronteira..
-
Diante
da inflamação da revolta e da inquietação da população, o governo rio-grandense sentiu-se inseguro e o presidente da república – na época o marechal Floriano Peixoto – decidiu enviar o exército federal – conhecido como tropa legalista -, sob a supervisão do general Hipólito Ribeiro, para tomar ciência do que se passava e defender Júlio
Castilho.
-
O
clímax do conflito se deu quando os gasparitas tomaram Santa Catarina e juntaram-se aos insurgentes da
Revolta da Armada, que invadiram a cidade de Desterro (hoje Florianópolis).
-
Fim