Revolu Ao Russa
Segundo Karl Marx a historia da humanidade é a da luta de classes.
No sistema capitalista minoria tem lucro, são os trabalhadores que fazem o mundo andar e esses maioria das vezes vivem na miseria sem nada a perder.
ARussia que se tornou uma super-potencia na metade do século XX, Por volta de 1900 era uma nação atrasada ,governada por uma monarquia decadente o czar definhava sobre a miséria do povo que maioria eram camponeses sem terra, pobres oprimidos pela nobreza e latifundiarios.
Em 1905 protagonizaram a primeira grande revolução do séc. o czarismo estava em guerra com o japão começa uma onda de lutas pela liberdade política. Em um domingo 140 mil operários com suas famílias, dirigidos por um padre,marcham pacificamente reeivindicando melhores consições de vida.O czar recebeu a manisfestação com um massacre conhecido como domingo sangrento foi o inicio da revolução que duraria todo um ano e promoveu uma serie de revoltas como a Revolta de Pomtekin que não triunfou mas fez crescer a idéia do levante armado.
Os trabalhadores se emanciparam da burguesia, organizando-se nos sovietes, foi então que atuaram pela primeira vez na historia da rússia todas as forças revolucionarias se tornaram duas alas do movimento socialista russo,os bolcheviques de Lênin, e os mencheviques.Leon Trotsky e outras figuras revolucionarias se destacaram na luta.
O soviete convocou a greve geral e enviou organizações a toda a rússia melhorando a vida da população em todos aspectos como o interlocutor da classe trabalhadora fez valer sua própria ordem democrática na vida das cidades.Mais essas medidas provocaram odio que se armava na contrarrevolução.
Dezembro 1905 quando a revolução alcançava seu ponto culminante com a insurreição de moscou, o soviete de petrogrado tendo como presidente Leon Trotsky foi atacado e dissolvido. Durante 50 dias o poder operário nascente e o poder da monarquia disputaram o controle da sociedade. O