ReVOLTAS
a)Onde aconteceu?
R: A Revolta da Vacina foi uma revolta popular ocorrida na cidade do Rio de Janeiro.
b)Quando ocorreu?
R: Entre os dias 10 e 16 de novembro de 1904
c)Qual o nome do líder do movimento?
R: O prefeito Pereira Passos e o médico Dr.Oswaldo Cruz.
d)Quais os principais acontecimentos?
R: Durante o mês de novembro de 1904, o Rio de Janeiro, então capital federal, foi palco de uma das maiores revoltas urbanas ocorridas no país: a Revolta da Vacina. Milhares de habitantes tomaram as ruas da cidade em violentos conflitos com a polícia. O motivo era uma polêmica medida adotada pelo governo de então: a vacinação obrigatória.
Contando com uma população de mais de 800 mil habitantes, a cidade era constantemente vitimada por surtos de febre amarela, varíola, peste bubônica, malária, tifo e tuberculose. Na tentativa de pôr fim a esse triste quadro epidemiológico, o presidente Rodrigues Alves convocou o médico sanitarista Oswaldo Cruz, que, de imediato, pôs em marcha um ambicioso plano de saneamento e higienização da cidade. Seu projeto, porém, envolvia controvertidas medidas de controle da população e de seus hábitos de higiene.
e)Quais as conseqüência?
R: Reação do governo e consequências - O governo federal suspendeu temporariamente a vacinação obrigatória. - O governo federal decretou estado de sítio na cidade (suspensão temporária de direitos e garantias constitucionais). - Com força policial, a revolta foi controlada com várias pessoas presas e deportadas para o estado do Acre. Houve também cerca de 30 mortes e 100 feridos durante os conflitos entre populares e forças do governo. - Controlada a situação, a campanha de vacinação obrigatória teve prosseguimento. Em pouco tempo, a epidemia de varíola foi erradicada da cidade do Rio de Janeiro.