REVITALIZANDO EMPRESAS
REVITALIZANDO EMPRESAS
2010
REVITALIZANDO EMPRESAS
Trabalho apresentado ao Curso Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Diagnóstico Organizacional.
Orientador: Prof. Rinaldo José Barbosa Lima.
1. Introdução
Sobreviver em mercados competitivos, requer dos administradores estratégicos a capacidade de antecipar estados futuros do ambiente em que a empresa atua ou pretende atuar e, ao mesmo tempo, a sensibilidade para avaliar o comportamento de múltiplas variáveis que compõem a realidade interna e externa da própria organização, requerendo uma avaliação dos aspectos relevantes do ambiente externo, os quais indicam tendências de ocorrência de eventos futuros que poderão representar novas oportunidades ou ameaças para a organização. Observar o ambiente, identificando oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos, os clientes, fornecedores, concorrentes e produtos, possibilitará às organizações conhecerem as forças que as cercam, para poder, após análise detalhada dessas forças, escolher efetivamente a sua estratégia competitiva.
A análise dos ambientes interno e externo das organizações, portanto, é de suma importância para a tomada de decisão, pois as informações colhidas dos componentes internos e externos do ambiente trazem dados concretos e confiáveis do futuro para a elaboração dos planejamentos, metas e objetivos. De maneira reativa, através de seus pontos fortes, possibilita explorar as oportunidades que o ambiente possa oferecer e procurar eliminar os seus pontos fracos que podem se tornar uma ameaça para a organização.
Organizações que detêm vantagem competitiva são aquelas que possuem uma visão de fora para dentro sobre seus negócios, ou seja, reconhecem que o ambiente