revisão processo da circulação
Pensando em uma sequência, vamos considerar as seguintes estruturas anatômicas do sistema cardiovascular, esquematizado logo abaixo:
VEIA CAVA SUPERIOR
VEIA CAVA INFERIOR
SEIO CAROTÍDEO
ÁTRIO DIREITO
TRICÚSPIDE OU VÁLVULA MITRAL DIREITA
VENTRÍCULO DIREITO
TRONCO PULMONAR
ARTÉRIAS PULMONARES
PULMÕES
VEIAS PULMONARES
ÁTRIO ESQUERDO
BICÚSPIDE OU VÁLVULA MITRAL ESQUERDA
VENTRÍCULO ESQUERDO
ARCO DA AORTA
CORPO
Sabendo da sequência que temos acima, podemos então a partir dela falar um pouco sobre a pequena e a grande circulação, que:
1- Pequena circulação
Bom, a pequena circulação compreende a ligação que ocorre entre os pulmões e o coração, onde o mesmo inicia-se quando o sangue rico em co² chega no átrio direito que através do movimento de sístole (contração) passa esse sangue através da tricúspide para o ventrículo direito que está em diástole
(relaxamento), acontece aqui outra sístole agora no ventrículo direito que passa todo o sangue para o tronco pulmonar que conduz até as artérias pulmonares que desembocam nos pulmões onde ali será realizado a hematose, a troca de gás onde ele doa o co² e recebe o o² vindo do ambiente através da inspiração.
Feito isso, esse novo sangue rico agora em o² vai para as veias pulmonares, que são quatro (04) duas direitas e duas esquerdas que desembocam no átrio esquerdo. Acabando assim a pequena circulação.
2- Grande circulação
A grande circulação ou sistêmica começa a partir do momento que esse sangue rico em o² chega no átrio esquerdo onde através da válvula bicúspide ela joga esse sangue para o ventrículo esquerdo que leva para o arco da aorta que tem por finalidade através de suas ramificação distribuir o sangue oxigenado a todo o corpo. E daí recomeçando todo o processo.
A figura abaixo mostra todo esse percurso:
Obs¹: A veia cava superior recolhe o sangue da cabeça, pescoço, MMSS
(membros superiores) e quase todo o tórax. A veia cava