Revisão de texto
Resumo
Este artigo consiste numa reflexão acerca dos processos de revisão escolar e editorial e na maneira em que se institui o hábito de revisar os próprios textos.
Palavras chaves: revisão, escola, editora, textos.
1. Introdução
Produzir textos é um processo que envolve diferentes etapas: planejar, escrever, revisar e re-escrever, os quais são fundamentais na produção escrita. A revisão não consiste em corrigir apenas erros ortográficos e gramaticais, mas cuidar para que o texto cumpra sua finalidade comunicativa. O ato de revisar faz com o escritor torne-se leitor, tendo um olhar mais crítico sobre a escrita, fundamental para obter um texto claro, sem repetições de palavras ou mal estruturado, analisando também se as ideias e recursos utilizados são condizentes com o intuito do autor e de que forma o material pode ser melhorado.
O presente artigo tem como objetivo uma reflexão sobre o processo de revisão textual no âmbito editorial e escolar e para com o sujeito-autor, baseando-se nos principais autores de linguistica textual.
2. Caracterização da Atividade de revisar no âmbito editorial e escolar
O ato de revisar textos é um processo técnico de interferências realizadas no texto, visando a sua melhoria. Essas mudanças podem atingir palavras, frases ou parágrafos e ocorrem por cortes, inclusões, inversões ou deslocamento. Qualquer texto deve e pode passar por contínuas revisões. O revisor de textos é a pessoa encarregada, juntamente com o autor, de verificar se há inadequações ortográficas, gramaticais e de estilo.
Revisão de texto, mais que um processo minucioso é contínuo. A interferência do revisor profissional no texto, normalmente verificada imediatamente entre a conclusão do texto pelo autor e sua divulgação pela editora, é, geralmente, menos complexa, até mesmo por falta de tempo, mas cumpre, de acordo com a condição possível, sua função de melhorar o