Revisão de literatura
Destacaremos a seguir os principais conceitos que iremos trabalhar em nosso projeto de pesquisa, como:
“A contabilidade gerencial é um grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões, onde coleta todos os dados econômicos, mensurados monetariamente, registrando e sumarizando formas de relatórios ou de comunicados, que contribuem para a tomada de decisões. O autor explica ainda que ela é voltada para fins internos, procurando suprir os gerentes de um elenco maior de informações, exclusivamente para a tomada de decisões.” (MARION In CATAPAN,2011. p. 144).
Catapan (2011) procurou destacar que usabilidade da contabilidade gerencial e a melhor medida para coletar dados para a tomada de decisões numa empresa.
“A contabilidade gerencial deve fazer a conexão entre as ações locais dos gerentes e a lucratividade da empresa, para que estes possam saber que direção tomar. Medindo corretamente o impacto de ações locais no desempenho global, a contabilidade gerencial também serve como o agente motivador, pois premia as pessoas que contribuem significativamente ao objetivo da empresa. A contabilidade gerencial tem como objetivo principal fornecer informações para que os gerentes possam decidir qual o melhor caminho para a empresa. (CORBETT In CATAPAN, 2011, p. 144)
Ainda temos um segundo conceito de contabilidade gerencial selecionado por Catapan (2011):
“A contabilidade gerencial tenta, ao mesmo tempo, ser abrangente e concisa, ajustando-se constantemente para se adaptar às mudanças tecnológicas, mudanças nas necessidades dos gestores e novas abordagens das outras áreas funcionais dos negócios (LOUDERBACK in CATAPAN, 2011, p,)
Para IUDÍCIBUS (in CATAPAN, 2011) todo procedimento, técnica, informação ou relatório contábil deve ser feito para que a administração os utilize na tomada de decisões entre alternativas conflitantes, ou na avaliação de desempenho.
Para fechar, Catapan (2011) nos traz um terceiro