Revisão - Comunicação & Expressão Anhembi Morumbi
Unidade 1 – O homem e sua interação lingüística com o mundo
O que são signos?
Elementos capazes de representar a realidade. Só podem funcionar como signos se carregarem o poder de representar, substituir uma outra coisa.
Segundo Saussure, o signo é composto por duas partes: significado (constitui o plano do conteúdo, do conceito) e significante (constitui o plano da expressão).
Veja:
SIGNIFICANTE
(imagem, latido)
SIGNIFICADO = cachorro é um animal de 4 patas, que late, balança o rabo e morde!
Como classificar os signos?
Quanto à origem, podem ser: naturais (existem sem a interferência humana) e artificiais (são criados pelo homem).
Quanto à representação, podem ser: verbais (utilizam palavras para representar a realidade) e não-verbais (utilizam sons, imagens, cores, gestos, menos palavras, para representar a realidade).
Graficamente:
Conhecer e interpretar os signos é perceber criticamente o mundo que nos cerca para que assim, possamos fazer melhor uso da linguagem que o representa, aprimorando nossa performance como profissionais atuantes no mercado globalizado. O que é linguagem?
É a representação do pensamento (capacidade inata) por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas
Expressa idéias, opiniões e desejos dos indivíduos, podendo ser: verbal, nãoverbal e mista
O que é língua?
Código formado por palavras e leis combinatórias por meio do qual as pessoas se comunicam e interagem
Segundo Barthes: “... é a parte social da linguagem; o indivíduo não pode, sozinho, nem criá-la nem modificá-la. Trata-se de um contrato coletivo e, por isso, só é possível manejá-la depois de aprendizagem.”
O que é discurso?
É a atividade comunicativa capaz de gerar sentido, desenvolvida por interlocutores Engloba enunciados verbais (o texto, a palavra e a frase) e outros elementos do processo comunicativo (o gesto, a tonalidade da voz, etc.) que também participam da