Revis Es Hist Ria 2 Per Odo
Regimes ditatoriais na Europa: Avanço da extrema-direita.
Com o fim da 1ª Guerra Mundial, parecia que a democracia liberal se iria impor em todos os Países da Europa. Contudo o período entre as duas guerras acabou por ser um período negro para a Europa.
Por toda a Europa desenvolveram-se movimentos políticos de extrema-direita que apoiavam o autoritarismo, ou seja, movimentos políticos que atacavam a democracia parlamentar e propunham a implantação da ditadura.
O crescimento dos movimentos de extrema-direita explica-se pelas condições económicas e socias do período entre as duas Guerras:
-As dificuldades económicas que, nalguns países, se seguiram à 1ª Guerra Mundial e, mais tarde, em 1929 provocaram um grande aumento do desemprego na Europa. Muitos culparam os governos parlamentares a culpa de todos esses males.
-No final do século XIX os sindicatos operários eram cada vez mais poderosos e cresciam, igualmente, os partidos de esquerda (Socialistas e Comunistas). A revolução soviética em 1917 e as tentativas de revolução socialistas noutros países europeus assustaram grandes setores da burguesia que passaram a apoiar os partidos de extrema-direita, julgando ser a melhor maneira de contrariar o avanço de esquerda.
Os movimentos de extrema-direita baseavam a sua atuação em duas grandes armas: a violência e a propaganda.
A violência sob a forma de ameaças, espancamentos ou destruições. Era usada contra os partidos de esquerda e também contra os sindicatos. Os partidos de extrema-direita distribuíam fardas e armas aos seus militares e davam-lhes treino militar.
A propaganda, através da imprensa, da rádio e das manifestações. Com ela pretendia-se atrair não só as classes médias como o operariado, prometendo-lhes segurança, melhoria das condições de vida e o fim do desemprego.
Regimes ditatoriais na Europa: A maré negra do fascismo.
O primeiro dos movimento de extrema-direita a tomar o poder foi o Partido Nacional Fascista, em Itália. A