Revestimentos eco sustentáveis
ECO
SUSTENTÁVEIS
Thaís Rocha Gomes nº 31 ETEC Júlio de Mesquita Edificações – 3º M
Resumo
Este trabalho apresenta alguns tipos de revestimentos fabricados a partir de materiais recicláveis, uns com processos certificados, outros não, porém todos com o mesmo intuito de minimizar custos e recursos, dentro de uma indústria que é grande consumidora de recursos naturais e geradora de resíduos.
Materiais
A Lepri Revestimentos tem uma linha chamada Orgânica que utiliza o vidro de lâmpadas fluorescentes descartadas na composição do esmalte que dá acabamento às peças cerâmicas. As placas estão disponíveis em vários formatos e cores.
[pic]
A Ekobe Revestimentos Ecológicos fabrica suas pastilhas com casca de coco, que são montadas em placas flexíveis. Ideal para revestir paredes e pisos internos, bancadas e até móveis. A aplicação é simples e só utiliza cola branca e ferramentas de marcenaria. Para limpeza pede apenas pano úmido.
[pic]
Utilizando refugo da agroindústria da banana, água e cinzas vegetais prensados com resina de mamona é que a Fibra Design Sustentável fabrica o revestimento BananaPlac para paredes. As placas aceitam tingimento.
[pic]
No lugar do náilon (derivado do petróleo), amido de milho. Assim é o carpete das novas coleções da americana Interface. Disponível em placas de 50 x 50 cm, é instalado com adesivo à base de água. O fabricante adota energia solar e biogás na produção, e ainda consome pouca água e matéria-prima. Isso porque o produto leva até 58% de material reciclado - carpetes velhos que a própria empresa coleta de seus consumidores.
[pic]
A linha