Revestimento de marmotite
959 palavras
4 páginas
IntroduçãoOs pisos precisam de revestimento ou capa que lhes dê resistência e aspecto agradável. Conforme o destino do cômodo, é utilizado este ou aquele revestimento.
Os pisos de banheiro, cozinha, copa, lavanderia e garagem, devem logicamente ser impermeáveis. Indica-se portanto, para esses cômodos, o piso lavável. São muito usados o ladrilho hidráulico, o ladrilho cerâmico, a pastilha, o cimentado liso, o mármore, o marmorite, etc.
O revestimento com marmorite é um revestimento que procura imitar o mármore, entretanto é mais barato que o marmoré, usado nos mesmos lugares, é um aglomerado de pedacinhos de mármore, pó de mármore e cimento comum ou branco.
Encontra-se à venda, pronto ou feito na obra. Os ladrilhos de marmorite são aplicados como os de mármore. Para fabricar marmorite na obra, faz-se uma massa de pequenos pedacinhos de mármore, pó de mármore e cimento (traço 1:3). Aplicada a massa como o cimentado liso, a superfície é polida com pedra de esmeril.
Histórico da marmorite
Nas construções, tem-se aplicado pisos de Marmorite, numa moradia, onde o cliente, nos pisos não desejava ver as "juntas" tipicas, dos materiais ceramicos. A solução foi então recorrer ao "velhinho" Marmorite, e dizemos "velhinho" porque o Marmorite era um material bastante utilizado, em tempos passados, e podemos encontra-los em casas com mais de 30 anos, nos pisos das Cozinhas e W.C´s. O Marmorite, será aplicado, na Cozinha, Garagem, Oficina e Ginasio. Entretanto, o Marmorite, voltou a ser utilizado, desta feita, pela mão dos Hospitais, Shopings, etc....
O Marmorite, era um material a que se atribuia o "defeito" de ser poroso, relativamente á sujidade, no entanto, esse problema está resolvido, visto que o Marmorite de hoje, é complementado com Epoxy, que é feito á base de resinas, e cria uma camada sobre o Marmorite, bastante resistente e impermeavel, que impossibilita a infiltração seja do que for.
Uma das grandes vantagens do Marmorite,