Reverberação
Reverberação
Joan Pilar Caçer jen
A reverberação é um efeito físico causado pela reflexão do som. Ao produzir um som, este percorre o ambiente até encontrar um objeto e ser refletido. Para que se possa ouvir o som refletido igual ao som original (eco), é necessário que a distância desse objeto seja tal que o intervalo de tempo de ida e volta do som seja maior que a duração deste som. A reverberação ocorre quando esse intervalo de tempo é insuficiente para se distinguir o som refletido do som original, e assim, o som refletido atinge o ouvinte, no instante em que o som original está se extinguindo, ocasionando o prolongamento da sensação auditiva. A reverberação pode ajudar a compreender o que é dito por um orador num auditório, por exemplo, pois as ondas percorrerão o ambiente de maneira a chegar ao ouvinte, compensando o atraso que haveria se não existisse a reverberação. Contudo, o excesso de reverberação pode atrapalhar o entendimento.
Para a obtenção de um áudio com reverberação, quando este não é gravado no ambiente de reverberação desejado, é feita a convolução entre o áudio original e um áudio gravado no ambiente desejado. Este segundo áudio representa a resposta do ambiente ao som de um impulso. Como o ambiente pode ser modelado como um sistema linear e invariante no tempo, esta resposta ao impulso caracteriza uma convolução.
Esta figura representa bem o processo de colisão da onda sonora com as paredes do ambiente, onde observa-se que essas ondas são rebatidas, quando elas alcançam o ouvido do protagonista na figura antes dele terminar sua fala, tem o efeito dito.