Reutilização do Lixo eletrônico
Eletrônico
Instituto Federal e Tecnologia do Maranhão – IFMA
Caxias/MA – 2014
Francisco das Chagas
Nayron Morais
Wilson Neto
Raylson Eduardo
Orientador: Prof.ª Ana Cutrim
INTRODUÇÃO
De todos os materiais utilizados na fabricação de placas e circuitos eletrônicos, apenas 2% podem ser reaproveitados, isso significa que os outros 98% estão sendo acumulados em todo o mundo, por isso atualmente existem leis, campanhas e outras coisas mais que ajudam a conscientizar as pessoas a usarem mais e quando não for mais possível sua utilização , dá à esses equipamentos eletrônicos o destino correto.
OBJETIVOS
Geral
• Mostrar maneiras do descarte correto e reutilização do lixo eletrônico
Específicos
• Informar o que se pode fazer com lixo eletrônico
• Leis que regulamentam o descarte do lixo eletrônico
• Por que o lixo eletrônico não pode ser descartado como lixo comum
Formas de Reutilizar
1. Doe
Antes de pensar em descartar seus equipamentos antigos, veja se um amigo ou membro da família topa recebê-los. Caso não encontre ninguém, existem diversas instituições que podem fazer bom proveito do que não serve mais pra você. Em várias cidades brasileiras também é comum haver, ao longo do ano, campanhas que recolhem esses materiais com o objetivo de doar para uma família carente ou para uma escola, por exemplo.
Formas de Reutilizar
2. Venda
Existem diversas empresas que oferecem programas de compra de eletrônicos antigos. A HP, por exemplo, oferece até 200 reais de desconto nos aparelhos usados para os clientes que desejam comprar um produto novo da marca. A tendência é que outros fabricantes também adotem essa prática. Mas quando estão funcionando perfeitamente, é mais vantajoso anunciá-los em sites como o
Mercado Livre, Toda Oferta e Buscapé, entre outros.
Formas de Reutilizar
3. Recicle
Quando os aparelhos estão antigos demais, quebrados ou com defeitos que não valem a pena consertar, a solução é