Reunião de Pais
A tarefa de alfabetizar é da escola, mas, quando há envolvimento da família, os resultados da aprendizagem tendem a ser melhores. Isso não significa colocar vocês no papel de professores, mas, sim, de torna-los aliados no processo de alfabetização.
A entrada na escola
Este momento é um momento muito importante para a criança e para toda a família. Começam a acontecer mudanças e adaptações e todos precisam ajudar.
A criança sabe que agora seu contato com a leitura e a escrita será mais intenso. Tendo ou não estado na escola antes, uma coisa é certa: elas querem aprender e têm todas as condições para isso.
O respeito a cada fase da criança
Todos nós estamos aprendendo. Desde que nascemos. Cada dia traz uma novidade. Ao ajudar o seu filho ou sua filha, não se esqueça: a gente tem que respeitar a fase que a criança esta vivendo a criança já é capaz de fazer muita coisa como:
Falar de maneira clara com os outros, comunicar suas ideias, suas vontades;
Perceber que a escrita esta presente em muitos lugares;
Interessar-se pelo mundo das histórias – sejam contadas pelos pais, irmãos, pela TV.
As conquistas de seu filho ou sua filha vão acontecer aos poucos e não de um dia para o outro. Devagar elas irão aprendendo cada vez mais.
Como você pode ajudar em casa?
Em primeiro lugar, é preciso que seu filho vá à escola todos os dias. As faltas prejudicam o aprendizado. As faltas prejudicam o aprendizado.
Você precisa mostrar também que esta interessado em tudo o seu filho está aprendendo. Em tudo que a criança escrever ou ler.
Nesta idade, a atenção e a aprovação dos pais ou responsáveis são muito importantes.
Se a criança percebe que seus pais acreditam nela e na sua capacidade, ela fica mais segura, tem mais confiança em si mesma e vai perdendo o medo de arriscar mais a ler e a escrever porque sabe que pode errar.
A palavra B.... ou sua B.... deve ser retirado dos vocabulários evitando que ocorra o registro no sC, Cs e Ics.
Ler