retificadores trifasicos
RESUMO
O grupo simulou utilizando a biblioteca Simulink do Matlab um retificador trifásico controlado. Depois, através da ferramenta Scope foi gerado os gráficos para posterior analise.
INTRODUÇÃO
A conversão CA-CC é realizada por conversores chamados retificadores. Os retificadores podem ser classificados segundo a sua capacidade de ajustar o valor da tensão de saída (controlados x não controlados); de acordo com o número de fases da tensão alternada de entrada (monofásico, trifásico, hexafásico, etc.); em função do tipo de conexão dos elementos retificadores (meia ponte x ponte completa). Os retificadores não-controlados são aqueles que utilizam diodos como elementos de retificação, enquanto os controlados utilizam tiristores ou transistores.
Os tiristores englobam uma família de dispositivos semicondutores que operam em regime chaveado, tendo em comum uma estrutura de 4 camadas semicondutoras numa seqüência p-n-p-n, apresentando um funcionamento biestável. O tiristor de uso mais difundido é o SCR (Retificador Controlado de Silício), usualmente chamado simplesmente de tiristor. Outros componentes, no entanto, possuem basicamente a mesma estrutura: LASCR (SCR ativado por luz), TRIAC (tiristor triodo bidirecional), DIAC (tiristor diodo bidirecional), GTO (tiristor comutável pela porta), MCT (Tiristor controlado por MOS).
DESCRIÇÃO E RESULTADO
A prática foi realizada com o auxilio de um software de simulação(MatLab,com a ferramenta SimuLink) e os materiais necessários foram apenas um computador com o software. Foi feito o diagrama do circuito retificador trifásico controlado. Na figura 1, está representado a montagem do retificador trifásico controlado com os seguintes componentes: 6 tiristores; 1 resistor (100 Ω); 3 fontes de tensão senoidal (180V – valor de pico); 4 voltímetros; 1 amperímetro. Nas figuras 2, 3, 4 e 5 estão representados a corrente, a tensão no conjunto resistor e indutor e as faces, para 0