Reticulo endoplasmatico rugoso
A mordida ela pode ocorrer por diversos tipos de animais, seja domestico cachorro, gatos, etc. e silvestre como morcego e outros, porem alguns requer cuidado e atenção, vamos
Aprofundar o assunto em mordidas de cachorro considerado perigoso.
Histórico
Cornélio Celso. Um dos antigos a versar sobre a raiva.
.
Estudos da raiva
E uma doença aguda e fatal
1762 Foi descrita a evolução da doença nos cães.
Louis Pasteur o primeiro a desenvolver uma vacina anti-rábica 1880
Transmissão
Várias rotas de transmissão têm sido documentadas, sendo a que a mais comum é através da mordida e saliva de um animal contaminado.
Depois de o vírus entrar nos nervos periféricos, ele é transportado até o sistema nervoso central, geralmente via nervos motores e sensoriais. O período de incubação é esse tempo desde a exposição até o aparecimento dos sintomas clínicos da raiva.
Incubação
O período de incubação pode variar de alguns poucos dias até anos, mas geralmente dura de 1 a 3 meses. A disseminação do vírus dentro do sistema nervoso central é rápida. Durante o período de infecção cerebral desenvolvem-se as alterações clássicas de comportamento associadas à raiva. E de 10 dias a dois meses, no cão. Este tempo está diretamente relacionado ao local e à gravidade do ferimento provocado pelo animal, com a distância deste local dos troncos nervosos e, finalmente, à quantidade viral inoculada.
Sinais e sintomas
Os primeiros sintomas da raiva podem ser sinais não específicos similares à gripe -- mal-estar, febre ou dor de cabeça -- os quais podem durar por dias. Pode haver desconforto (sensações cutâneas subjetivas como frio, calor, formigamento, pressão) no local da exposição (mordida), progredindo em dias para sintomas de disfunção cerebral, ansiedade, confusão e agitação, evoluindo até delírio, comportamento anormal, alucinações, hidrofobia e insônia. Depois que os sinais clínicos da