RETFW

9165 palavras 37 páginas
Desafios para transformação da educação superior brasileira: dilemas e possibilidades

O objetivo deste texto é levantar questões que envolvem o debate da universidade e do ensino superior atual no Brasil, para promover e estimular a discussão critica de uma nova proposta de universidade voltada aos interesses sociais e comprometida com a qualidade e a competência acadêmica.

A importância crescente da educação superior tem sido reconhecida internacionalmente, não apenas em função do valor instrumental da formação acadêmico-profissional e das atividades de pesquisa científica e tecnológica para o desenvolvimento econômico e social, mas por sua contribuição decisiva para uma formação ética e cultural mais ampla da cidadania democrática de um país. A educação superior vem dando amplas demonstrações de sua importância para promover transformações na sociedade, por isso passou a fazer parte do rol de temas considerados prioritários e estratégicos para o futuro das nações.
Cresce a convicção de que o mercado requer cada vez mais a ampliação dos níveis de escolaridade da população, e que as necessidades do desenvolvimento e conseqüentemente o novo perfil da demanda exigem flexibilidade, agilidade, alternativas de formação adequadas às expectativas de rápida inserção num sistema produtivo em constante mudança.
No Brasil, tornou-se uma necessidade urgente uma reforma da educação superior que signifique, no contexto democrático atual, um pacto entre o governo, as instituições de ensino e a sociedade, para elevação dos níveis de acesso e do padrão de qualidade. As instituições de ensino superior devem pensar na superação das desigualdades e na construção de um modelo de desenvolvimento sustentável, capaz de conciliar crescimento econômico com justiça social e equilíbrio ambiental.
A educação superior brasileira enfrenta diversos problemas e desafios para o futuro. As circunstancias econômicas, sociais e até mesmo culturais no Brasil, forçadas pela

Relacionados