Retas
Se dissermos que duas retas são paralelas a uma terceira, elas assim serão consideradas paralelas entre si.
O principal requisito para que uma reta seja paralela a um plano é que de modo algum ela esteja inclusa nele. Consideramos uma reta perpendicular a um plano, se ela for perpendicular a todas as arestas do plano.
Teorema fundamental do paralelismo
O principal requisito para que uma reta seja paralela a um plano é que de modo algum ela esteja inclusa nele e seja paralela a uma reta desse plano. Vejamos:
Consequencias
a) Consideremos duas paralelas distintas, todo e qualquer plano que possui uma é paralelo ou possui a outra. Vejamos a figura:
b) Ao notarmos que uma reta é paralela a um plano, podemos afirmar que toda e qualquer reta paralela a ela que tenha um ponto uniforme com o plano estará contida nele.
Vejamos:
c) Se considerarmos que uma reta é paralela a dois planos secantes, então poderemos dizer que ela é também paralela a intersecção dos dois planos. Vejamos a figura:
Teorema fundamental do paralelismo do plano
O principal requisito para que dois planos diferentes sejam paralelos é um deles possuir duas retas concorrentes entre si e paralelas ao outro. Vejamos:
Propriedade de paralelismo de planos
a) Ao possuir dois planos paralelos cortados por um terceiro, teremos intersecções paralelas.
RETAS PARARELAS
Duas retas são paralelas se estão em um mesmo plano e não possuem qualquer ponto em comum. Se as retas são coincidentes ("a mesma reta") elas são paralelas.
RETAS CONCORENTES
Duas retas são concorrentes se possuem um único ponto em comum. Um exemplo de retas concorrentes pode ser obtido pelas linhas retas que representam ruas no mapa de uma cidade e a concorrência ocorre no cruzamento das retas (ruas).
RETAS PERPENDICULARES São retas concorrentes que