Resíduos Sólidos da Bácia do Rio do Prado
UNIVERTÁRIO
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
A PRODUÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA
BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARDO.
ADRIANO MARÇAL MOSCATELLI
PORTO ALEGRE 2013
INTRODUÇÃO
A identificação de fontes geradoras desta poluição e estudos referentes à quantificação e classificação dos resíduos transportados na rede de drenagem torna-se de relevante importância para a avaliação correta do seu impacto para dar suporte às medidas de gestão e controle.
Esse trabalho teve como objetivo analisar as principais características que influenciam no surgimento dos resíduos sólidos na do Bacia Hídrografica do Rio Pardo /RS.
Os dados permitiram constatar que o surgimento dos resíduos na rede de drenagem é devido a focos isolados de mau acondicionamento e pela falta de varrição em alguns pontos da bacia.
Constatou-se também que o total de precipitação é diretamente proporcional ao surgimento dos resíduos sólidos.
Os principais tipos de resíduos sólidos
a) Resíduos domésticos
Todos os dias produzimos quilos de resíduos em nossa casas.
Produzimos muito porque não controlamos nos consumo, geralmente não pensão em fazer as separações do resíduo reciclável do não reciclável.
Nosso meio ambiente é diariamente bombardiado por resíduos recicláveis e outros que deveriam ser destinados a aterros sanitários.
b) Resíduo Comercial e Industrial
O Comercial gera muito resíduos recicláveis. Transformando nossa cidade em campos minados espenrando as chuvas lavarem as ruas e caregar esse resíduo por ai.
O Brasil não esta capacitado plenamente para absorver o lixo da coletas especias. O resíduo industrial tem que ser encarado como um risco mundial.
Pensar que quando produzimos algo já temos que pensar no seu resíduo e reciclagem. Para não acabarmos com asaúde pública e bem estar do meio ambiente.
c) Resíduo Público
São os deixados em nossas ruas para ser coletados pela