resíduos industriais perigosos
ALUNA:JULIANA RIBEIRO DO ROSÁRIO – N°08 _ 3° MEIO AMBIENTE
PROFESSORA: JOSELIZ ROBASSA DISCIPLINA: GR
RESÍDUOS INDUSTRIAIS CONSIDERADOS PERIGOSOS
ANTONINA 2014
– Resíduos industriais
Resíduos de Classe I – Perigosos(Contaminantes e tóxicos)
Resíduos que, em função de suas propriedades físico-químicas e infectocontagiosas, podem apresentar risco à saúde pública e ao meio ambiente. Com certeza os resíduos mais perigosos, pedem mais atenção do gerador, os acidentes mais graves e de maior impacto ambiental são causados por esta classe de resíduos.
Apresentam pelo menos uma das seguintes características: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.
Exemplo de resíduos: borra de tinta, latas de tinta, óleos minerais e lubrificantes, resíduos com thinner, serragem contaminadas com óleo, graxas ou produtos químicos, epis contaminadas (luvas e botas de couro), resíduos de sais provenientes de tratamento térmico de metais, estopas, borra de chumbo, lodo da rampa de lavagem, lona de freio, filtro de ar, pastilhas de freio, lodo gerado no corte, filtros de óleo, papéis e plásticos contaminados com graxa/óleo e varreduras.
O resíduo industrial é um dos maiores responsáveis pelas agressões fatais ao ambiente. Nele estão incluídos produtos químicos (cianureto, pesticidas, solventes), metais (mercúrio, cádmio, chumbo) e solventes químicos que ameaçam os ciclos naturais onde são despejados. Os metais pesados são muito usados na indústria e estão em vários produtos. Apresentamos no quadro os principais metais usados, suas fontes e riscos à saúde.tais usados, sua Os metais pesados são muito usados na indústria e estão em vários produtos. Apresentamos no quadro os principais metais usados, suas