resumão para o teste do 1ºtrim. Salesiano dom bosco portugues
392 palavras
2 páginas
Características do romantismo1. Liberdade de criação: o artista não leva em consideração nenhum esquema preestabelecido. Expressava-se por meio de uma atitude pessoal, individual e única, sem considerar mais os modelos clássicos.
2. Sentimentalismo: para o romântico, a razão fica em segundo plano. Ele considera o sentimento como o grande valor da vida do individuo.
3. Supervalorização do amor: o amor é considerado o valor supremo da vida. É algo bom, puro, difícil de se realizar num mundo desagregado e corrompido. Por isso, geralmente, ele é platônico.
4. Nacionalismo: expressa-se principalmente por meio da supervalorização da terra natal.
5. Religiosidade
6. Mal do século: o romantismo sente-se um individuo fragmentado, como se fosse apenas mais uma peça da engrenagem social. Esse desajuste conduz a dor e aflição, sentimentalismo conhecido na época como “mal do século”. Isso leva o romantismo à busca da solidão, ao gosto pela melancolia e pelo sofrimento, como saída, desenvolve mecanismos de evasão.
7. Evasão: sentindo-se deslocado no seu tempo e no espaço, o romântico cria mecanismos de evasão que podem se processar se três formas: 1- evasão no tempo 2- evasão no espaço 3- evasão na morte.
8. Reformismo: desejo de mudança, romântico torna-se revolucionário.
9. Indianismo: o índio passou a figurar no romantismo brasileiro, como o legítimo representante da nossa raça. Mas é um tipo idealizado, sempre bom, nobre, bonito e cavaleiro generoso.
Metonímia: consiste na substituição de um termo por outro com o qual mantém uma estreita relação de significado( produto pela marca; a parte pelo todo ou o todo pela parte).
Elipse: é a omissão de uma ou mais palavras sem que se comprometa o sentido da frase.
Comparação: consiste na comparação entre dois elementos por meio de suas características comuns. Normalmente, a comparação é estabelecida por uma conjunção comparativa (como, tal qual, assim como, etc.).
Metáfora: consiste no emprego de uma palavra fora