Resumão - Monet

526 palavras 3 páginas
A Biografia de Claude Monet

Introdução.

Claude Monet (1840-1926) foi um pintor francês cujas obras de características de misturas de luzes e cores, pinceladas rápidas e obras em cenários exteriores originaram o movimento artístico conhecido como Impressionismo.
Sendo considerado por muitos críticos um dos maiores pintores de todos os tempos e tendo deixado uma rica herança à eternidade, Monet morreu após sofrer muito: o amor de sua vida, Alice, morreu, deixando-o sem empenho para voltar a pintar; tal ato já prejudicado pela catarata desenvolvida pela muita exposição ao sol, pois seu movimento artístico era baseado em cenários exteriores.

Desenvolvimento.

Filho do dono de uma mercearia, Monet sempre soube que queria pintar, apoiado apenas pela tia, visto que seu pai queria que ele prosseguisse com o negócio da família. Algum tempo depois conseguiu entrar numa escola de arte e ficou conhecido em sua cidade devido às caricaturas que fazia na praia, onde conheceu Eugène Boudin, pintor que deu à Monet dicas com relação a pinturas ao ar livre.
Aos 16 anos, quando sua mãe morreu, foi morar com a tia; no mesmo ano foi para Paris estudar Arte, onde conheceu a primeira mulher, Camille, de quem fazia diversas pinturas.
Quando mudou-se definitivamente para Paris foi obrigado pelo governo a servir no exército na Argélia. Após se comprometer a estudar arte na universidade, sua tia conseguiu sua dispensa do exército, mas ele não gostava do tradicionalismo do curso.
Sem se identificar com o que aprendia no curso, abandonou-o e foi estudar com Charles Gleyer, onde conheceu Camille Pissarro e Gustave Courbet, com quem mais tarde viria a criar o movimento Impressionista.
Após ter seus primeiros quadros aprovados para serem expostos no Salão de Paris ("Estuário do Sena", "Ponte sobre Hève na Vazante", "Camille" ou "O vestido azul" e "A floresta em Fontainebleu"), teve um filho com (Jean) com Camille Doncieux, com quem casou-se 3 anos depois.
Em 1872, Monet pintou a obra

Relacionados