Resumão Governança TI
516 palavras
3 páginas
1. O que é governança de TI?R.: Processos que garantem que a TI sustente e melhore a estratégia e os objetivos da organização.
1.1. Quais decisões devem ser tomadas?
Princípios de TI: São declarações sobre como a TI é utilizada no negócio, que se tornam parte do ambiente organizacional e podem ser discutidas. Também define o comportamento desejável tanto para os profissionais de TI como para os usuários da tecnologia da informação.
Arquitetura de TI: É a organização lógica dos dados, aplicações e infra-estruturas, definida a partir de um conjunto de políticas, relacionamentos e opções técnicas adotadas para obter a padronização e a integração técnica e de negócio desejada.
Estratégias de infra-estrutura: Serviços de TI coordenados de maneira centralizada e compartilhada, que provêm base para a capacidade de TI na organização. (Custo/benefício; Novas aplicações/negócios)
Necessidades de negócio: Especificações da necessidade de negócio de aplicações de TI adquiridas no mercado ou desenvolvidas internamente.
Priorização de investimentos: Decisões sobre quando e onde investir em TI, incluindo a aprovação de projetos e as técnicas de justificação.
1.2. Quem deve tomar as decisões?
Monarquia de negócio: Representa os altos executivos de negócio que tomam decisões de TI que afetam toda a organização.
Monarquia de TI: Profissionais de TI, principalmente o gestor, tomam as decisões da TI.
Feudalismo: Cada unidade do negócio toma as decisões relativas a TI.
Federalismo: As diretorias, os órgãos mais centrais e as unidades de negócio são os responsáveis pelas decisões sobre a TI.
Duopólio de TI: Representa o consenso bilateral entre os executivos de TI e outros executivos de negócio.
Anarquia: As decisões são tomadas por indivíduos de pequenos grupos que tomam as decisões sobre a TI.
1.3. Como as decisões serão tomadas e monitoradas?
Estruturas de tomada de decisão: Estruturas organizacionais que alocam responsabilidades