ResumosobreTaylor

481 palavras 2 páginas
TAYLOR:
Taylor foi um engenheiro mecânico que vivenciava um período em que a indústria da época efetuava o pagamento aos operários por peça ou tarefa. Com isso, os patroes procuravam ganhar ao máximo, fixando valores mais favoráveis, porém em contraparida os operários “balanceavam” o valor negociado diminuindo a produtividade como ‘forma de protesto’.
Como Taylor já vinha traçando na época uma carreira na indústria, pois foi desde capataz a engenheiro, já via as deficiências do sistema de forma mais genérica.
Ao assumir o cargo de engenharia, Taylor já tinha como principal fonte de estudo a eficiencia e eficácia no processo de produção industrial de sua época, pois antes de iniciar-se no setor industrial, Taylor vivenciou os problemas sociais e empresariais decorrentes da Revolução industrial. Mas de uma lado estava a classe operária de onde ele vinha e quem iria gerir e do outro estavam seus patrões que confiavam no seu trabalho e no qual fizeram prosperar a sua carreira.
Baseado em sua vivência no setor industrial, Taylor foi observando ao longo de sua carreira que o sistema do processo produtivo tinha extrema precariedade, desorganização e poderia ser mais eficiente se fosse estudado a fundo.
Taylor precisava analisar a situação de forma balanceada, pois não poderia ser tão radical à favor dos patrões ou de seus subordinados.
Com isso, no início de sua pesquisa, Taylor expõe suas teorias através do livro “Administração de oficinas” que propunha basicamente em racionalizar o trabalho através do estudo dos tempos e movimentos. Na prática o trabalho deveria ser separado, analisado e testado cientificamente e com base nos resultados definir uma metodologia a seguir por todos os operários e padronizar os métodos e também as ferramentas. Caso a empresa colocasse em prática o estudo dos tempos e movimentos ela teria beneficios como eliminar o desperdício de esforço e movimentos inúteis, racionalização da seleção dos operários e a adaptação ao trabalho, facilitar o

Relacionados