Resumos de História
Sistema econômico, político e social baseado na propriedade privada, até do próprio trabalhador, predominantemente no Brasil durante os séculos XVI a XIX. O sistema atendia às necessidades da Metrópole no período colonial, na medida que, garantia a produção das mercadorias e de lucros com o tráfico negreiro. Mão de obra indígena foi substituída devido a dispersão das populações nativas do litoral, a grande mortandade, a proibição por parte dos religiosos e a resistência indígena (modo de vida).
Feudalismo
Sistema político, econômico e social da Europa medieval. A sociedade tinha pouca mobilidade e estava dividida em três estamentos: o primeiro estado, formado pelo clero; o segundo estado, formado pelos nobres e senhores feudais; e o terceiro estado; formado pelos servos e camponeses.
Cruzadas
Expedições comandadas pela Igreja Católica para reconquistar Jerusalém (Terra Santa). Suas principais motivações foram a necessidade de obter novos territórios para aumentar a produção agrícola, dando assim, conta do aumento populacional na Europa e de restabelecer o comércio com o Oriente. A reabertura do Mediterrâneo ao comércio contribuiu para a formação das cidades, para o surgimento da burguesia e para o colapso do feudalismo (substituído pelo capitalismo).
Comércio Triangular
Os navios saiam da Europa (carregados de mercadorias) em direção à África (mercadorias trocadas por escravos). Carregados de escravos os navios dirigiam-se às Américas (escravos vendidos e produtos tropicais – açúcar e algodão por exemplo – adquiridos) e posteriormente voltavam para a Europa.
Tratado de Tordesilhas (1494)
Acordo que determinava um linha imaginária, dividindo as terras do Novo Mundo entre Portugal e Espanha. Estabelecia que as terras que ficassem a 370 léguas a oeste das Ilhas de Cabo Verde seriam da Espanha, e as demais, a leste, seriam de Portugal.