resumo o que de Drwin
853 palavras
4 páginas
Indivíduo-sociedade:A psicologia, ao tentar estudar o ser humano e tornar-se a ciência do psicológico de acordo com as regras e preceitos da ciência moderna (objetiva, neutra, sistemática e empírica).encontrou dificuldades, pois o sujeito que estuda tem como objeto um ser igual a ele. No entanto a exigência da ciência moderna era manter-se afastada do objeto: ser uma ciência objetiva da subjetividade, onde não acontecesse relação de emoção .a partir daí surgiu a dicotômica.que quer dizer divisão de um conceito em dois lados.assim individuo e sociedade ficaram separados nas construções teóricas da psicológica;pensados como instancias diferentes e sem relação na sua constituição.
Assim surgiram dois blocos: psicologia social composta por base da separação individuo sociedade; se propuseram estudar as manifestações comportamentais pela interação de uma pessoa com outras pessoas.a interação social, a interdependência entre os indivíduos, o comportamento dos indivíduos a partir de um lugar social o encontro social são os objetos investigados por essa tória.assim toma-se o encontro social como referencia para conhecer o conjunto dos conceitos. os principais conceitos são:percepção social, comunicação atitudes mudanças de atitudes, papeis sociais,representação do eu, grupos sócias,socialização.
O segundo bloco formado pelas teorias que criticaram a dicotomia presente nas teorias do primeiro bloco: e partiram para produção de um pensamento que tomasse o individuo e a sociedade como um mesmo processo em que ambos se constituem mutuamente. Para essas teorias não há humano, da forma como se apresenta, se não fosse a vida coletiva, em sociedade. A sociedade por sua vez, é o espaço criado a partir das relações entre os “sócios” (indivíduos em sociedade)que produzem a vida e si mesmo.
Primeiro bloco: as teorias dicotômicas
A psicologia social tem sua origem marcada pelas preocupações decorrentes da expansão, consolidação e crise do capitalismo durante o século