Resumo o principe
Todos os Estados são e foram sempre republicas ou principados. Os principados ou são hereditários ou foram fundados recentemente. Os súditos dos domínios assim adquiridos estavam previamente habitados ao governo de outro príncipe ou então eram Estados livres.
Capítulo II As monarquias hereditárias
A dificuldade de se manter Estados herdados, no qual a família já é reinante é muito menor do que a oferecida pelas monarquia novas. Um príncipe desde que não seja inepto, poderá manter-se no poder, a menos que alguma força excepcional o derrube do poder.
Capítulo III As monarquias mistas
Os Estados que são anexados a um outro previamente existente na mesma região, serão de fácil domínio, especialmente se não estiverem habituados a liberdade para impor-lhes com segurança o domínio, bastará que a dinastia que os governara até então seja instinto. Mas quando se conquista uma província com língua, leis e costumes diferentes, são grandes as dificuldades á vencer, sendo necessárias boa sorte e muita habilidade para mantê-la ou manter-se a organização de colônias em um ou dois lugares que sejam posições estratégicas na província.
Capítulo IV Por que o reino de Dario, ocupado por Alexandre, não se rebelou contra os sucessores deste, após a sua morte.
No curso da história, os reinos têm sido governados de duas formas:- por um príncipe e seus sucessores, que, na qualidade de ministros, o ajudam a administrar o país, ou por um príncipe e vários barões. Se os sucessores de Alexandre tivessem permanecido unidos, poderiam ter dominado o Reino em paz.
Capítulo V Modo de governar as cidades ou Estados que antes de conquistados tinham suas próprias leis
As maneiras de se manter um Estado que foi conquistado e já possuía suas próprias leis consiste em arruiná-lo, ir nele e habitar ou em continuar