Resumo: O cortiço
O livro “O Cortiço” começa com a história de João Romão, um homem ganancioso herdeiro de uma taverna. Faz de tudo para ficar rico e começa a se relacionar com Bertoleza, uma negra que o ajuda no trabalho. Eles conseguem montar um Cortiço, roubando material de outras construções e trabalhando eles mesmos nas casinhas.
Um comerciante de boa classe chamado Miranda aparece na cidade e logo entra em conflito com João Romão por um pedaço de terra. A inveja também está entre eles, primeiro por Miranda ter mais dinheiro e depois porque o mesmo consegue um título de barão e passa a ser mais bem visto na sociedade.
Além dos gananciosos existem os moradores do cortiço como Rita Baiana, uma mulata sensual que organiza os pagodes no cortiço e acaba se envolvendo com Jerônimo, homem trabalhador e honesto até se deixar levar pela mulata, traindo sua esposa Piedade que representa a típica mulher europeia. Há também os trabalhadores da pedreira, os caixeiros lavadeiras e o restante dos moradores do cortiço.
João Romão passa á melhorar as condições do cortiço e se torna vila João Romão, o dono do local se aproxima da família do antigo rival e pede a mão da filha dele em casamento, mas ainda existe Bertoleza que percebendo os atos de João exige os bens que conseguiram juntos.
Romão totalmente egoísta e ganancioso precisa se livrar de Bertoleza e denuncia a negra como escrava fugida enquanto descoberta a mulher fica desesperada e com medo de passar por todo aquele sofrimento de escrava novamente cometer suicídio deixando Romão livre para o casamento.