Resumo O Alto da Compadecida
A Peça é contada pelo palhaço e a história tem inicio, quando Chicó e João Grilo tentam persuadir o padre a benzer o cachorro de sua patroa, a mulher do padeiro. Contudo o padre se nega a benzer e consequentemente o cachorro morre, o padeiro e sua esposa exigem que o padre realize o enterro do animal. João Grilo fala ao padre que o cachorro tinha um testamento e que lhe deixara dez contos de réis e três para o sacristão, caso rezassem o enterro em latim. Quando o bispo descobre, Grilo inventa que, na verdade, seis contos iriam para a arquidiocese e apenas quatro para paróquia, para que o bispo não causasse problemas.
Depois de todo o tumulto em relação ao enterro do cachorro, João Grilo arma com Chicó para também tirarem proveito da situação. Manda Chicó enfiar moedas em um gato e esconder uma bexiga de sangue por baixo da camisa, para o caso de o primeiro plano falhar.
Como havia perdido seu cachorrinho e também era interesseira, João tem a ideia de vender o gato que “descomia” dinheiro para a mulher do padeiro, o gato no qual Chicó tinha colocado moedas. Quando o padeiro descobre, volta à igreja para brigar com João. Neste momento, estão todos reunidos na igreja, porque João estava entregando o dinheiro prometido ao padre, ao bispo e ao sacristão.
Ouvem-se tiros e um alvoroço do lado de fora, era o cangaceiro Severino. Ele entrou na igreja, roubou o dinheiro e matou o bispo, o padre, o sacristão, o padeiro e a mulher, uma chacina! No momento de matar João Grilo, este lhe presenteia com uma gaita abençoada por Padrinho Padre Cícero que segundo ele - teria o poder de ressuscitar as pessoas.
Para o cangaceiro crer na sua peripécia, João dá uma facada em Chicó e estoura a bexiga com sangue; Chicó cai e João Grilo toca a gaita enquanto o amigo levanta dançando no ritmo da música. Severino, ordena a seu capanga que lhe dê um tiro e depois toque a gaita para que ele possa ir encontrar com Padre Cícero e depois voltar. O capanga