RESUMO A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO
Nossa era pode ser definida como, o era do conhecimento em razão da informação e o processo de globalização das telecomunicações. mesmo que se admita que grande parte da população ainda esta excluída. de maneira fácil e com poucos recursos se é possível ter um turbilhão de informações e dados ao seu dispor, a internet está ai para comprovar isso, esta em andamento uma revolução da informação.
Ladislau Dowbor percebeu que terá que se adaptar aos novos tempos e terá que trabalhar de duas formas, no passado e no futuro. as novas tecnologias abrem espaços em todas as áreas e a informação é direito de todos e é fundamental para o acesso aos outros direitos.
Hellbert Mcluhan, dizia que o planeta é nossa sala de aula. o ciberespaço está em todo lugar, não só em um lugar definido, o espaço para se aprender é o mundo.
Devido a falta de políticas publicas o conhecimento passou a não ter mais uma visão humanista passou a ser foco de lucro e de poder. O conhecimento não deve ser vendido ou comprado a educação a distancia é um bem coletivo a qualidade dela deve ser avaliada pela sociedade que é o sujeito aprendente.
Cabe a sociedade informacional organizar um movimento global, a escola precisa ser inovadora, que sirva de bússola para orientar criticamente, principalmente crianças e jovens para crescerem é não embrutecer. hoje em dia vale tudo para aprender, as consequências para escola e para educação em geral são enormes. a escola deve ser um espaço de conhecimento crescimento e de realizações humanas principalmente dos excluídos e sem discriminações, a educação tornou-se estratégica para o desenvolvimento ela não basta ser modernizada terá que ser transformada. a escola previa de transformação e planejamento a transformação depende do futuro da escola, o educador precisa construir o conhecimento e dividir com os alunos a escola deve mostrar a cidadania que só ela pode mudar e controlar o estado e o mercado ela não pode