Resumo Video Serie Bits e Bytes Redes e internet
DE GOIÁS – CAMPUS FORMOSA
VERÔNICA DE MACÊDO DO AMARAL
INFORMÁTICA PARA INTERNET/4º
RESUMO I
02 DE JULHO DE 15, FORMOSA – GOIÁS
Resumo Vídeo Série Bits e Bytes – Redes e Internet
Tudo o que fazemos hoje em dia, de um jeito ou de outro, utiliza internet. Usamos para nos comunicar, nos informar, entreter, estudar e muitas outras coisas.
Mas afinal, o que é internet? “Internet é um conjunto de redes que se comunicam entre si”, considerando que rede é um “emaranhado de coisas que interligam umas as outras”. Já a rede de computadores é um conjunto de computadores ligados entre si, havendo assim uma comunicação entre eles.
O conceito de rede surgiu na década de 50, quando os computadores ainda eram programados à mão. Entretanto, em 1957 durante a Guerra Fria, houve o lançamento do primeiro satélite artificial pela União Soviética. Em contrapartida os Estados Unidos criaram a ARPA, para que esta desenvolvesse tecnologias de combate, entre elas uma que faria com que vários computadores pudessem se comunicar de forma independente. Até então, esta rede de comunicação era chamada de ARPANET. Só em meados dos anos 80 é que passou a se chamar de Internet.
Atualmente, existem milhares de computadores interligados através de conexões. As conexões são fornecidas por provedores de acesso, que são empresas que garantem o acesso de um computador à internet. Estas conexões podem ser feitas via cabo, linhas de telefone, via rádio, entre outras.
A informação que é passada nas redes se dá através de pacotes que trafegam de um computador á outro. O caminho pela qual o pacote irá percorrer é definido pelo roteador. Os dados que circulam nas redes estão em forma de código binário, necessitando assim de alguém que faça a “tradução” para que nós interpretemos como uma imagem, por exemplo. Este é o papel do navegador ou browser, que permite ao ser humano conseguir informações na internet. Antes dos browsers, a navegação era rústica e