RESUMO: UMA ABORDAGEM ESTRATÉGICA PARA LOCALIZAÇÃO DE FACILIDADES
UMA ABORDAGEM ESTRATÉGICA PARA LOCALIZAÇÃO DE FACILIDADES
A tomada de decisão locacional é a escolha de locais para a instalação de uma ou mais novas facilidades, visando servir a um conjunto de centros consumidores, como mercados potenciais, cidades ou usuários, entre outros. Pode envolver desde a localização de indústrias, aeroportos ou hospitais até máquinas ou equipamentos . Essa tomada de decisão possui dois enfoques: o macrogeográfico, que considera as características interregionais na tomada de decisão; e o microgeográfico, que considera as características locais na tomada de decisão.
A escolha da localização para facilidades é influenciada por vários fatores, entre os quais são: o retorno esperado ou o custo associado a tal localização , proximidade dos mercados e dos fornecedores, infra-estrutura local, localização dos competidores, barreiras governamentais, impacto na saúde, qualidade de vida, competências locais, impacto econômico, e danos ambientais.
A empresa que conseguir definir as melhores localizações para facilidades pode conseguir uma vantagem competitiva em relação às demais, o que torna essas decisões uma das mais importantes decisões estratégicas da empresa. A localização de facilidades é determinada em três níveis: nível estratégico - as decisões de localização, número e tipo de facilidade a ser instalada; nível tático, determina ações de agregação das facilidades e os níveis de capacidade apropriados; e nível operacional, examina a performance operacional da facilidade.
Os projetos de localização são de longo prazo, e para serem lucrativos os locais escolhidos devem, além de apresentarem boa representação de acordo com o atual estado do sistema , continuarem sendo lucrativos pelo tempo de vida da facilidade, mesmo com mudanças ambientais, migrações populacionais e evolução das tendências de mercado.
Quatro fatores representativos influenciam a decisão locacional: Custo, podem ser estimados tanto para o período atual