RESUMO TICA CORRETO
Assim como Aristóteles define que somos animais políticos, seres sociais, é impossível associar seres humanos a seres que não se relacionam, que não se envolvem em grupos sociais. Seja indo a um clube, a uma padaria, não importa, ainda sim nos relacionamos com as pessoas à nossa volta. Dependemos uns dos outros para sobreviver, participar de uma sociedade é a garantia de seus direitos e necessidades mais primitivas. Por mais que o ser humano queira se isolar, a idealização desse isolamento, da não participação é uma mera ilusão.
As relações humanas e o poder
A sociedade é composta por diferentes pessoas com diferentes vontades e interesses. Em um momento de impasse, quando um indivíduo quer impor sobre o outro a sua vontade, normalmente quem vence esse conflito é aquele mais bem aparelhado.
Poder é a capacidade de transformar as vontades dos outros na sua vontade e aquele que é investido de poder tem a chance e os instrumentos necessários para potencializar suas vontades, transformando-as em atos.
No caso do totalitarismo, o poder só é possível por meio da neutralização das demais vontades, onde age pelo convencimento e pela manipulação das vontades alheias, fazendo com que todos concordem com as vontades do poderoso.
Segundo um filósofo chamado Etienne de la Boétie, quando um indivíduo manda, seu poder vem não dele mesmo, mas dos outros que se submetem. O que garante o poder de um tirano é uma rede de micropoderes, mas se os indivíduos se recusarem a servir, acaba o poder.
Política
Cada ser humano possui determinados valores, ética e política estão relacionados por esse princípio. Cada indivíduo possui uma orientação de valores que podemos dizer, em caráter particular, ética. As decisões tomadas pelo indivíduo terão ações, particulares ou públicas, nesse sentido que devemos diferenciar ética e política. Se as decisões se estenderem a outras pessoas, refletindo na coletividade, podemos definir como política.
A democracia
Os gregos, no início eram