Resumo THAU III
O capitulo começa abortando a importância de Michelangelo como desenvolvedor do conceito da cenografia, foram relatadas como obras de grande importância a Capela São
Pedro do Vaticano e a Praça do Capitólio.
Dois grandes nomes surgem com o barroco foram eles Bernini e Barromini dois artistas que utilizavam técnicas diferentes para representação de seus trabalhos. Uma das grandes preocupações de ambos os artistas era o iluminismo óptico e com isso tiveram novas preocupações com o espaço interno das edificações.
Barromini teve como uma das suas principais obra é a Igreja São Carlos dos Quatro
Fontes (Figura 1).
Figura 1 – Igreja São Carlos dos Quatro Fontes
Figura 2 - Igreja São Carlos dos Quatro Fontes
(Disponíveis em : http://www.francescocorni.com/, http://it.wikipedia.org/ )
Uma das grandes obras de Bernini foi a Praça de São Pedro no Vaticano:
Figura 3 – Praça de São Pedro
Figura 4 – Praça de São Pedro
(Disponíveis em : www.urbanamente.net )
Observando as obras dos dois arquitetos podemos identificar a maneira de representação dos mesmos buscando uma nova linguagem para cidade e trazendo com sigo uma nova técnica e conceito para arquitetura nomeada de barroco.
“O movimento barraco deriva da interpretação da natureza, como vicissitude dinâmica e vem representado pelo infinito e pela relatividade de percepção: pela força comunicativa pela arte; pelo sentido da história como trajetória continua; ou pelo papel da técnica e da mecânica como fatores de autonomia.” (PEREIRA, 2010- 159).
Retórica e cenografia Barroca.
A principal cidade que teve influência Barroca foi sem duvidas Roma que na época era
“governada” pelos então papas.
“Rifacimento: a manipulação de arquiteturas preexistentes para lhe proporcionar uma nova espacialidade, uma nova figuração, e uma nova percepção arquitetônica”. (PEREIRA, 2010
– 164)
O estilo barroco deve sua ascensão primordialmente na arquitetura religiosa criando novas edificações e