Resumo tga funções administrativas
Administrar é gerir, tomar decisões. Administrar é realizar ações que compreende 4 processos principais interligados: Planejamento (Definir objetivos ou resultados a serem alcançados definindo meios para possibilitar a realização desses resultados), Organização (É o processo de dispor qualquer coleção de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos), Direção (Processo de acionar os recursos que realizam as atividades e os objetivos), Controlar (É o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los).
Principais atividades do administrador: Tomar decisões e resolver problemas, processar informações, representar a empresa, administrar pessoas (Liderar).
Competências gerenciais:
* Conhecimentos – Acervo de informações, conceitos, idéias, experiências que o administrador deve ter a respeito de sua especialidade.
* Habilidades – Robert L. Katz dividiu em três categorias:
Técnicas – Relaciona-se com a atividade específica do gerente. Conhecimentos, métodos e equipamentos necessários para a realização de tarefas que estão dentro do campo de sua especialidade. Nível Hierárquico: Supervisão.
Humanas – Compreensão das pessoas e suas necessidades, interesses e atitudes. A capacidade de entender, liderar e trabalhar com pessoas de sua equipe. Nível Hierárquico: Gerencia intermediária.
Conceituais – Criatividade, planejamento e conceitos abstratos. Nível hierárquico: Administração superior.
* Atitudes – Permite às pessoas interpretar e julgar a realidade e a si próprios. Saber fazer acontecer.
Eficácia e Eficiência
Eficácia – Palavra usada para indicar que a organização realiza seus objetivos.
Eficiência – Palavra usada para indicar que a organização utiliza corretamente seus recursos.
Função Planejamento
Planejar é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos e como se deve fazer para alcançá-los.
Existem 3 níveis distintos